sexta-feira, 9 de outubro de 2015
Trazer o câncer de mama à tona impulsionou alguns grandes ganhos científicos, incluindo a mamografia 3D, um exame que se mostrou muito eficiente para detectar a doença e ajudou a evitar alarmes falsos. Além disso, as mulheres ficaram mais vigilantes em relação aos nódulos. A recompensa: 61% dos tumores agora são detectados em estágios mais precoces, o que possibilita um tratamento mais eficaz.
Mesmo que a conscientização sobre o câncer de mama tenha aumentado tanto, a maioria de nós ainda fica no escuro quando se trata do risco de outros tipos da doença: em um levantamento recente, apenas 22% das pessoas ouvidas sabiam que o câncer de pulmão faz muitas vítimas entre as mulheres. “No Brasil, ele é o segundo em mortalidade, perdendo apenas para o de mama”, conta José Luiz Bevilacqua, cirurgião oncologista, epidemiologista e diretor de Mastologia do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo.
Ainda bem que o tempo está do nosso lado. “Alguns tipos de câncer levam dez anos ou mais para se desenvolver, o que significa que você pode fazer muito agora para ajudar a diminuir a chance de ficar doente em algum momento da vida”, diz a médica cancerologista Ludmila de Oliveira Koch, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Veja a seguir o que é possível fazer para se proteger dos tipos mais comuns entre as mulheres.
CÂNCER DE PULMÃO
É o segundo em mortalidade entre as brasileiras.
583 mil – Número de novos casos entre as mulheres do mundo todo, de acordo com o último levantamento global.
90% dos casos ocorrem em fumantes ou ex-fumantes.
Maiores fatores de risco
“O cigarro é o principal”, afirma Ludmila de Oliveira Koch. Na sua fumaça existem mais de 5 mil substâncias químicas, das quais cerca de 50 são cancerígenas. Por essa razão, o hábito aumenta em 40 vezes a chance de desenvolver a doença, em comparação aos não fumantes.
Fonte: Mdemulher
(28) 3522-0214 Central
Cachoeiro de Itapemirim
(28) 3511-1076 Av. Jones dos Santos Neves
Cachoeiro de Itapemirim
(28) 3558-1225 Jerônimo Monteiro
(28) 98816-0143 Rio Novo do Sul